O batismo com o Espírito Santo existe mesmo? Estudo completo!

Saudações

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados! É muito gratificante expor nesse espaço, algo tão maravilhoso! Como sabemos, o tema Espírito Santo é bem amplo e também de grande importância para a Igreja. Então vamos aprender o que as Sagradas Escrituras tem para nos ensinam sobre o Batismo no Espírito Santo!

O Que é o Batismo no Espírito Santo

“⁵ Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. “At 1:5

“O Batismo no Espírito Santo é um revestimento de Poder dado aos crentes” em Jesus Cristo! destaque de Ezequias Soares1; “⁴⁹ E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc24:49)

Fuchsia Pickett2, escreveu no seu livro: “os teólogos modernos declaram, estamos vivendo a era do Espírito Santo”. Porque no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes, como foi escrito em At 2: 1-4.

O Espírito Santo, desde o Dia dos Pentecostes, estará neste mundo até que o Senhor Deus complete Sua obra nesta Terra.

Porque o Senhor Deus, não quer que ninguém se perca, mas antes, que ele se arrependa e se converta dos seus maus caminhos. Como esta escrito: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para conosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2Pedro 3.9).

E quando o pecador se arrepende, é porque o Espírito Santo, o convenceu. Após o arrependimento, a pessoa se rende a Cristo e o Espírito Santo vem habitar nesta pessoa.

O Senhor Deus quer que todas as pessoas O conheçam através da comunhão com o Espírito Santo, completa o irmão Ezequias Soares.

Batismo No Espírito Santo O Com O Espírito Santo?

<https://pensadorcristao.webnode.com.br/products/batismo-com-o-espirito-santo-ou-no-espirito-santo/> 21 de jan. 2024

De A. MAX,

Lendo as explicações no site citado, no parágrafo anterior, sobre batismo Com ou No Espírito Santo, A. MAX3, traz uma explicação, segundo seu entendimento, baseado nas Escrituras Sagradas, muito interessante e de fácil entendimento, onde responde a pergunta em destaque, com muita propriedade, por isso, segue na íntegra:

“Qual é o correto? Batismo Com Espírito Santo ou Batismo No Espírito Santo ?
Algumas pessoas me perguntam qual é a forma correta de se afirmar esta doutrina: é batismo no Espírito Santo ou com o Espírito Santo? A resposta para esta pergunta se encontra no texto grego que reza assim: baptisei en Pneumati Hagio(Mt 3.11)

A tradução do grego para a língua portuguesa permite que se afirme tanto uma como a outra posição a respeito da doutrina. É correto afirmar batismo com ou no Espírito Santo, pois a palavra grega en nos permite tal tradução. Traduzindo o texto: baptisei (batizará) en (com ou no) Pneumati (Espírito) Hagio 
(Santo).

Mas é possível que a melhor tradução do texto grego seja: batismo no Espírito Santo e não com o Espírito Santo. 
Este batismo é um revestimento de poder: ⁴⁹ E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder; (Lc 24.49)
;

⁸ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (At 1:8); prometido por Deus no A. e no N. Testamento: ²⁸ E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
²⁹ E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito
.

Joel 2:28,29

(Jl 2.28,29; Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16; Lc 24.49; Jo 1.33; At 1.8; 2.38,39).

Há uma diferença muito grande entre ser habitado pelo Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo. Estas duas experiências são distintas nas Escrituras.

Toda pessoa que se converte a Cristo se torna um cristão, a palavra cristão significa pequenos ungidos, quer dizer que o Senhor JESUS no momento de nossa conversão nos ungiu com o Espírito Santo (At 11.26; 1Jo 2.20,27).

Automaticamente no exato momento da conversão o novo convertido recebe a unção do Espírito, dada por JESUS e o Espírito Santo torna este novo crente em habitação Dele (Jo 14.17; 1Co 6.19). A unção tem haver com receber a pessoa do Espírito Santo e se tornar habitado por Ele.

A distinção das duas experiências, entre habitação e batismo no Espírito Santo pode ser observada na vida dos próprios discípulos. O Senhor JESUS após a sua ressurreição soprou sobre eles o Espírito Santo, neste momento eles receberam o Espírito (Jo 20.22). Mas, o batismo no Espírito Santo só aconteceu cerca de cinqüenta dias após a ressurreição do Senhor (At 2.1-4).

O Espírito Santo é dado no momento da conversão, mas o batismo no Espírito Santo é uma experiência a parte. 
Todo cristão sem exceção possui o Espírito Santo, quem não O tem não é de Cristo (Rm 8.9). Mas, é possível que nem todos tenham experimentado a experiência do batismo, e quem não experimentou deve buscá-lo, pois a promessa é para todos os que foram chamados por Deus (At 2.39). Pode acontecer de alguém receber o batismo no Espírito Santo no momento da conversão, mas geralmente não acontece assim.

Alguém pode dizer que é batizado no Espírito Santo pelo fato de ser do corpo de Cristo, tomando como base o texto de 1Co 12.13 que diz: Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito (1Co 12.13).

Mas a cópia do original em grego não diz que todos foram batizados no Espírito Santo formando um corpo como traduziu Almeida, mas diz que todos foram batizados pelo Espírito Santo formando um corpo. Vejamos o que diz o manuscrito grego.

O texto grego reza assim: 
Kai gar en Pneumati hemeis pantes eis en soma ebaptisthemem, eite Joudaio eite Hellene seiste douloi eite eleuteroi, kai pantes eis hen Pneuma epotsthemen (Pros Kor A 12.13)

A tradução do texto grego para o português:
E, de fato, por um só Espírito todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado de beber de um só Espírito (1Co 12.13).

Note que o texto não diz que todos foram batizados no Espírito, mas que todos foram batizados pelo Espírito no Corpo de Cristo, a saber, a Igreja. Não é o batismo com ou no Espírito e sim o batismo no Corpo (Igreja) pelo Espírito.

Batismo no corpo é a ação mergulhadora do Espírito Santo, a qual une todos os homens de todas as raças, sem se importar com seu estado anterior quer sejam escravos ou livres, pagãos ou religiosos, fazendo com que se tornem um só corpo pertencente a Cristo. É o agir influenciador do Santo Espírito que transforma a todos os homens que creem em JESUS unindo-os em um só corpo, dando a cada um deles uma mente espiritual, a saber, a de Cristo. É neste batismo que Cristo se torna Senhor de todos aqueles que são batizados no corpo. Podemos afirmar que só foram batizados no corpo, aqueles que vivem debaixo da influencia do Espírito Santo.

Quem batiza o novo convertido na água somos nós, a igreja (Mt 28.19), quem batiza (inseri) o novo convertido no Corpo de Cristo (Igreja) é o Espírito Santo (1Co 12.13) e quem batiza o cristão no Espírito Santo é JESUS (Mt 3.11).

Assim como nós batizamos (mergulhamos) o novo convertido na água, assim também o Espírito Santo batiza (mergulha) o novo convertido no Corpo de Cristo (Igreja), assim também JESUS batiza (mergulha) o cristão no Espírito Santo. Ao ponto deste ao mergulhar Nele se afogar, se embebedar ficando cheio do Espírito Santo (Ef 5.18; At 2.4).

O batismo no Espírito Santo é único, acontece uma única vez na vida, mas o enchimento pode acontecer constantemente ou muitas vezes (At 2.4; 4.8,31; Ef 5.18).

O batismo no Espírito Santo na Igreja sempre foi acompanhado por uma evidencia física. Os quase cento e vinte discípulos ao serem batizados no Espírito Santo no dia de Pentecostes ouviram um som, viram línguas e falaram outras línguas (At 2.2-4), os samaritanos ao serem batizados no Espírito Santo deram alguma evidencia visível de seu batismo, pois o texto diz: E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo ofereceu-lhes dinheiro (At 8.18), que evidencia Simão viu o texto não diz, mas, diz que houve uma evidencia visível. Semelhantemente Cornélio e toda sua casa deram como evidencia de terem sido batizados por falar em línguas (At 10.44-46).

É possível que falar em outra língua não seja a única evidencia que comprova o batismo no Espírito Santo. Porem não há evidencias Bíblicas para comprovar tal teoria a não serem estas que mencionamos.

Ser cheio do Espírito Santo, é ser dominado em todas as áreas da vida pelo Espírito de Deus. Uma pessoa cheia do Espírito é aquela que evidencia no seu modo de viver estar produzindo o fruto do Espírito (Gl 5.22).

Os resultados de ser cheio do Espírito Santo podem ser muitos, e todos maravilhosos, como a capacidade de fazer certas coisas que sem tal enchimento não seria capaz de fazer como Estevão (At 7.55-60), ser cheio de sabedoria, de fé, de graça e poder como os sete diáconos (At 6.3,5,8).

A experiência de estar cheio do Espírito não é exclusiva de alguém que foi batizado no Espírito Santo. É possível ser cheio do Espírito sem ter sido batizado Nele. Pois a Bíblia não diz que só os batizados Nele produzem Seu fruto. E também nos diz que quando recebemos JESUS como Senhor de nossas vidas bebemos do Espírito (Jo 7.37-40; 1Co 12.13) só é possível que alguém seja cheio do Espírito após beber Dele”.

A. Max

Leia mais: https://pensadorcristao.webnode.com.br/products/batismo-com-o-espirito-santo-ou-no-espirito-santo/

Você já entregou sua vida a Jesus? Não?

Ouça a voz do Espírito Santo! Ele está sempre à porta do teu coração, esperando você dar ouvido a Ele!

“¹⁵ Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação4“. Hb 3:15

Referências

  1. Ezequias Soares, comentarista das Lições Bíblicas, O Verdadeiro Pentecostes, 1º Trimestre de 2021, Adultos Aluno, CPAD. ↩︎
  2. PICKETT, Fuchsia, O PODEROSO ESPÍRITO SANTO, conheça profundamente a Terceira Pessoa da Trindade, 1ª ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2017 ↩︎
  3.  https://pensadorcristao.webnode.com.br/products/batismo-com-o-espirito-santo-ou-no-espirito-santo/ ↩︎
  4. <https://www.bibliaonline.com.br/acf> ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima