Entendendo a Pneumatologia. Como é a doutrina sobre o Espírito Santo?

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados. É uma alegria compartilhar com vocês um estudo bíblico sobre a Pneumatologia, isto é, Doutrina a Respeito do Espírito Santo, que faz parte da teologia, e ensina sobre a Pessoa do Espírito Santo, e Suas atribuições, em concordância com as Sagradas Escrituras. Neste texto, exploraremos aspectos interessante da Doutrina a Respeito do Espírito Santo, revelando Sua importância na vida do crente em Jesus.

O Senhor Jesus, antes de ascender aos Céus prometeu enviar outro Consolador, para não nos deixar desamparados e só!

E eu(Jesus), rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”; Jo14:16; “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito“.1 Jo 14:26

Doutrina do Espírito Santo

2Pneumatologia, é o estudo da Pessoa , obra e ministério do Espírito Santo. O termo vem de pneuma, (no grego: “ar”, “vento”, “espírito”), cognato3 do verbo pnéo, “respirar”, “soprar”, “inspirar”.

Quem É O Espírito Santo?

O estudo sobre o Espírito Santo é muito amplo. O Espírito Santo atua desde a fundação do mundo. (Gn 1: 2)

4R. C. Sproul define:

“O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade”!

“O Espírito Santo é o Doador da vida”!

“O Espírito Santo é o Advogado”!

“O Espírito Santo é o Santificador!

“O Espírito Santo é Aquele que Unge”!

“O Espírito Santo é o Iluminador”!

Elienai Cabral, ainda trás outras definições do Espírito Santo: O Consolador, que em grego é parakletos vem da preposição pará, “que é ao lado de, próximo de; e do verbo kaléo, “chamar, convocar, então Consolador significa defensor, intercessor, auxiliador, ajudador, paracleto. O Paracleto Divino, é o outro Consolador que o Senhor Jesus, prometeu que enviaria, quando da Sua Ascenção ao Céu.

O Espírito Santo Como Pessoa

O Espírito Santo é O Ensinador, tem as mesmas prerrogativas do Senhor Jesus, que disse que o Pai ensina, o ministério do Espírito Santo é também ensinar, como está escrito em Mt 4: 23 e 7: 29.

Percorria Jesus, por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades, entre o povo. Mt 4: 23; 7: 29“²⁹ Porque Ele as ensinava, como quem tem autoridade e não como escribas”

Sproul, salienta que o Espírito Santo é uma Pessoa Divina, não é uma força, como alguns ensinam. Ele inspira, ensina, guia, conduz, Ele também conforta. O Espírito Santo nos convence do pecado. Ele fica triste, (Ef. 4: 30)³⁰ E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

DEUS é Triuno. Porque há três Pessoas distintas na Divindade, (Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo), como ensina a Teologia. Apesar dos atributos diferentes, a essência é a mesma!

Como seres humanos sabemos que uma pessoa é um ser, ou vice versa. Porém, na Divindade, há um ser em três pessoas. Sproul adverte, sobre a distinção das três pessoas da Trindade, para não ver os três como pessoas, porque corremos o risco de vermos com três deuses, e assim isso se torna politeísmo, conclui Sproul

Elienai, enfatiza que os atributos incomunicáveis do Espírito Santo não podem ser alterados, são imutáveis, é um atributo que pertence somente a divindade. (Rm 1: 23;Hb 1: 11)

O Espírito Santo é Onipresente: É maravilhoso poder contar com Sua presença, Ele está em todos os lugares, ninguém pode fugir da presença dEle. Sl 139:7.

O Espírito Santo é Onisciente: Ele conhece e sabe de todas as coisas. Conhece as intenções dos corações.(1º Co 2: 10). Nada escapa ao Seu conhecimento. (Sl 139: 2, 11, 13)

O Espírito Santo é Onipotente: Não há nada impossível para Ele. O homem é limitado, mas o Consolador pode tudo fazer. “Ele sustenta todas as coisas, (Hb 1: 3). E o maior milagre que Ele opera no homem é o novo nascimento”.( Jo 3: 3)

5As Escrituras Sagradas, mostram também os atributos comunicáveis do Espírito Santo, que são santidade, verdade, sabedoria, entre outros igualmente importantes. (Rm 15: 16; Jo 14: 26; Ef 1: 17; Jo 5: 26)

É! O Espírito Santo tem vontade! “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer“, ( 1º Co 12: 11)

O Espírito Santo No Antigo Testamento

Elienai Cabral, enfatiza que quando reis, juízes, profetas e sacerdotes atuavam, Ele também estava lá. No Antigo Testamento, Ele estava lá!

O Espírito Santo No Novo Testamento

Quando Jesus nasceu, Ele esteve presente e na vida terrena de Jesus, também o Espírito Santo esteve lá com Jesus!

O Espírito Santo foi quem inspirou, capacitou e guiou os autores dos livros e cartas do Novo Testamento, tão fiel e fidedignamente os episódios do ministério de Jesus.

No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi derramado, sobre os crentes enchendo-os de poder. E estando todos eles revestidos do poder de Deus, saíram a falar de Jesus, a evangelizar, alcançando a Israel e os gentios.

A Atuação Do Espírito Santo No Plano Da Redenção

A atuação do Espírito Santo foi tão presente em Atos dos Apóstolos, que o livro ficou conhecido como Atos do Espírito Santo, relata Elienai!

O NT, descreve os atributos divinos do Espírito Santo, diversas vezes, como Eterno (Hb 9: 14), Onisciente (l Co. 2: 10-11), “ambos, atributos incomunicáveis de Deus, atributos de Deus que não podem ser compartilhados pelos homens”.

Sproul enfatiza que, pelo Espírito Santo, a vida foi trazida a existência, porque Ele já estava lá, desde a fundação do mundo.(Gn 1: 2)

Na realização da obra salvífica, por Jesus Cristo, também tem o Espírito Santo, enviado pelo Pai e Seu Filho, pelo qual tem a principal função, que é convencer os crentes, sobre as obras de Cristo. ( Jo15: 26; Gl 4: 6)

Quando recebemos o Senhor Jesus como Senhor e Salvador, passamos a ser morada do Espírito Santo de Deus! Esse Agente Capacitador, como ensina Elienai Cabral, que opera em nossas faculdades mentais nos vivifica, faz com que o pecador se arrependa, mostrando quem sem Ele ninguém é capaz de receber o Senhor Jesus como Salvador, por força própria, a não ser que seja encorajado pelo Espírito Santo de Deus! (Jo 12: 42-43)

Cabral destaca, é o Espírito Santo que recebemos a adoção de filhos, sendo assim herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo! (Rm 2: 12) Por isso nunca estamos só! O Espírito Santo nos fortalece e nos ajuda a cada dia. Sem a ação do Espírito Santo, nunca seríamos adotados por Deus! “É o Espírito Santo que nos faz falar e agir em conformidade com a Palavra de Deus”!

6É o Espírito Santo que opera o arrependimento, na conversão do homem, segundo o Evangelho de Jo 16: 7-8″ “⁷ Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
⁸ E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”.

A Ordem de Cristo, e o Espírito Santo

7Charles G. Finney, um dos evangelistas mais bem sucedido de todos os tempos, listou os segredos para segredos para se obter uma vida cheia do Espírito, segundo suas experiências.

Charles, chama a atenção para a ordem de Cristo, quanto aos deveres de pregar o evangelho, mas que primeiro os discípulos precisavam de revestimento de poder. Apesar deles estarem com Cristo todos os dias, eles ainda não estavam prontos para a tarefa que iriam exercer. Por isso o Senhor Jesus disse a eles ” ficai em Jerusalém, até que do alto fossem revestido de poder. Passado o dia de Pentecoste, quando estavam reunidos, todos foram cheios do Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito, lhes concedia que falassem. At 2:4

Elienai Cabral reforça as palavras de Finney, ao relatar que o Dia do Pentecoste, quando houve o derramamento do poder do Espírito Santo, sobre os discípulos do Senhor Jesus, iniciou-se, a obra incumbida aos discípulos de ir pregar o evangelho, “⁸ Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. Atos 1:8

Elienai, em seus comentários frisa que sem o Espírito Santo não conseguiremos cumprir as demandas e reinvindicações da Grande Comissão ( Mt 28: 19-20; Mc 16: 15), pois somente alguém cheio do Espírito Santo é capaz de ouvir, compreender e obedecer a voz do Senhor Jesus!

O escritor Fuchsia Pickett8, fez o seguinte comentário: “Os teólogos modernos declaram que estamos vivendo a era do Espírito Santo. O Espírito Santo desceu à Terra no Dia de Pentecostes e permanece aqui para fazer o trabalho que o Pai O enviou a fazer. E Ele só partirá quando o plano eterno de Deus for realizado.”

O Andar No Espírito

Wim Malgo, baseado em Gl 5: 25, enfatiza o andar em Cristo ,”Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. Esse é o cumprimento da lei e do mandamento de Deus, descrito pelos apóstolos Paulo aos Gálatas, Fp 3:20-21, ” ²⁰ Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, ²¹ Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo“.

Pedro, em sua carta l Pe 1: 14-15, “¹⁴ Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
¹⁷ E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação”.

Wim Malgo9, explica que significado dessa passagem “ser exteriormente desligado das coisas terrenas e ser santo” […] e, tal procedimento exemplar, é o andar no Espírito, o cumprimento da santa vontade de Deus, e Ele nos dá tudo o que é necessário para esse andar no Espírito”.

Malgo destaca que quando decidimos por Jesus, logo aprendemos como esse andar com o Espírito Santo começa a agir em nossas vidas e assim

o andar no Espírito Santo continua “ininterruptamente, passo a passo”, como vemos em Rm 6:4, “⁴ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida“.

O Andar em Uma Nova Vida

Somos unificados no Senhor Jesus pelo andar no Espírito, é Ele que nos unifica com o Senhor Jesus!

“¹⁷ Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo Espírito”. 1 Co 6:17

“⁴ De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
⁵ Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição”;
Rm 6:4,5

O Andar Para O Arrebatamento

É como está escrito de Enoque, em Gn 5.24 , ” E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para Si o tomou”.

Enoque não se deixou levar pelas situações ou circunstâncias da época, mas foi fiel a Deus, de tal ponto que foi raptado por Deus.

Wim Malgo, destaca que vida na fé não é quando estamos em destaque, mas nos momentos simples. Temos muito a aprender como andar nos passos de Deus! E quando o aprendemos, nossa capacidade se revela única e exclusivamente através do viver de Jesus Cristo em nós.

Conclusão

O Espírito Santo não é uma força, Ele é uma Pessoa! Ele é Deus! Ele convence o homem do pecado, despertando nele o arrependimento. Ele intercede pelo nosso espírito com gemidos inexprimíveis, e nos ensina, corrige, conforta. Ele é a Terceira Pessoa da Trindade! Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador, nos tornamos morada dEle! Ele nos ensina a caminhar com o Senhor Deus até o Dia da Sua gloriosa volta! ALELUIA!!!!

Então? Já foi tocado pelo poder do Espírito Santo, a fim de receber Jesus como Senhor e Salvador?

Prepare um momento de silêncio, pergunte ao Espírito Santo se Ele está por perto.

A Palavra de Deus diz: Se hoje ouvires a voz do Espírito não endureça seu coração! (Hb 3: 7)

Vamos junto aprender a Palavra de Deus e levar ao mundo a mensagem de Salvação.

²⁶ Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (Jo 14: 26)

Referências:

  1. <https://www.bibliaonline.com.br/acf/> ↩︎
  2. Elienai Cabral, comentarista das Lições Bíblicas do 2º Semestre de 2011, CPAD ↩︎
  3. 2. <https://dicionario.priberam.org/cognato>. ↩︎
  4. SPROUL, R.C. Quem é o Espírito Santo, Editora Fiel, São José dos Campos, SP, FINNEY, Charles, Uma Vida Cheia do Espírito, Editora Betânia, Av. Iguaçu 1700 B, Água Verde, Curitiba, PA
    CEP80.240.030, www.editorafiel.com.br ↩︎
  5. Ezequias Soares, comentarista das Lições Bíblicas do 2º Semestre de 2021,O Verdadeiro Pentecostalismo, CPAD ↩︎
  6. Lições Bíblicas, 4º trimestre de 2017, A Obra da Salvação, comentarista Clailton Ivan Pommrening, CPAD ↩︎
  7. FINNEY, Charles, Uma Vida Cheia do Espírito, Editora Betânia, Av. Iguaçu 1700 B, Água Verde, Curitiba, PA
    CEP80.240.030, www.editorabetania.com.br ↩︎
  8. PICKETT, Fuchsia, O Poderoso Espírito Santo: conheça profundamente a terceira Pessoa da Trindade,1ªed. Rio de Janeiro, Thomas Nelson, Brasil, 2021 ↩︎
  9. MALGO, Wim, O Andar no Espírito, Notícias de Israel, nº 7, Jul 1989, Ano 11 ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima