Antropologia: Parte 4: A Constituição do Ser Humano. O Espírito Humano

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados. É uma alegria compartilhar com vocês a continuidade do estudo bíblico  sobre Antropologia. A Constituição do Ser Humano, não é somente o que se vê, mas também as partes invisíveis, que são o espírito e a alma. E encontramos nas Sagradas Escrituras os ensinamentos que Deus é o Criador, e que Ele trouxe tudo a existência, pela força do Seu Poder!

O significado da palavra espírito?

A palavra espírito vem do hebraico “ruah”, e no grego “pneuma”. Ambas tem o sentido de: vento, sopro, fôlego, ou respiração.

No ser humano, o espírito é o fôlego de vida, é a centelha dada pelo próprio Deus, e procede diretamente dEle, é o espírito que dá vida ao corpo e nos conecta com Deus, descreve Gabriel.1

“O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre.” (Pv 20:27)

Para Moura,2 é muito importante distinguir o nosso espírito para:

Adorar a Deus“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4:24)

Adquirir conhecimento espiritual – “¹⁴ Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
¹⁵ Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.
(1Co 2.14-15).

Gerar vida – “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida“.(Jo 6.63)

¹³ “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm 8.13).

⁴ Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”(Rm 8:4)

A parte física, que chamamos de “a carne”, não deseja nada do que está descrito acima, o espírito sim, deseja estar conectado com Deus. Foi dEle o sopro nas narinas do homem.

“¹⁸ Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.
¹⁹ Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.
²⁰ Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim.
²¹ Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim.
²² Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus”;
(Rm 7:18-20)

Muito importante também a exposição que o comentarista Elienai Cabral, faz com muita clareza sobre os “PECADOS CONTRA O ESPÍRITO HUMANO”

“1. O pecado afetou o espírito humano. Diz-nos a Palavra de Deus: “Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12). Aqui está a declaração de que “todos pecaram”, isto é, cada pessoa e todos os seus elementos: corpo, alma e espírito.

2. O aferidor do espírito humano. O caráter santo de Deus é o meio aferidor do estado e conduta do espírito humano. Deus é o aferidor universal da criação, isto é, pelo seu caráter santo e justo, Ele é a base da justiça para julgar as ações do homem. Porém, é preciso esclarecer que a nossa consciência não é o árbitro final das obras do homem, mas sim Deus.

3. Pecados contra a crença inata em Deus. Depois da queda, todas as faculdades morais e espirituais do homem foram afetadas pelo pecado. Então, a comunhão entre Deus e o homem foi abolida, sendo somente restaurada por Jesus Cristo naquele que nEle crê (Ef 2.13-18).

a) Idolatria. Esse é um pecado que atinge frontalmente a soberania e a santidade de Deus. O primeiro dos dez mandamentos dados a Moisés, estabelece: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3). Aprendemos também, que esse mandamento ensina a eterna autoridade do Criador. A Ele pertence a glória, o poder e a honra. Portanto, idolatria é rebelião contra Deus.

b) Orgulho. O orgulho é um pecado que faz o homem levantar-se contra Deus e os homens igualmente. É vanglória, soberba, arrogância, presunção, exaltação. Uma das evidências do orgulho é a sede insaciável pelo poder, a busca desenfreada de autoafirmação. A Bíblia diz que o orgulho endurece o espírito (Dn 5.20); o orgulho é um obstáculo que impede o homem de buscar a Deus (Sl 10.4; Os 7.10). A Bíblia condena o orgulho com veemência e diz que os orgulhosos serão abatidos (Dn 4.37; Mt 23,12); castigados (Ml 4.1); justiçados (Sl 31.23).

c) Egoísmo. É outro pecado do espírito humano. O egoísmo torna o espírito das pessoas obsessivo em torno do seu próprio eu. Tudo o que faz, pensa ou realiza gira em torno de si mesmo. A grande vitória espiritual do crente está em crucificar seu ego, para que Cristo reine e se assente no trono do coração (Gl 2.20). O egoísmo abriga e esconde certos pecados da carne, como adultério, embriaguez etc. Esse pecado contraria a natureza fraterna e altruísta do homem (Rm 15.1; 1Co 10.33).

d) Dureza de coração. Outro termo conhecido com o mesmo sentido é “duro de cerviz”. A “dureza do coração” refere-se à insensibilidade de uma pessoa para com o próximo e para com Deus (1Sm 25.3). A expressão “dura cerviz” refere-se à pessoa que não se submete a qualquer ordem ou mando. A palavra “cerviz” é de origem latina e significa nuca, pescoço. É o espírito insubmisso, autoritário, autocrático (Êx 32.7-9; At 7.51)”.

Espírito Humano – O Elo entre o corpo humano e seu Criador!

Claudionor Andrade3, identifica o espírito humano, como o elo entre o corpo humano e Deus, e compõe, juntamente com a alma, a parte imaterial do corpo humano. e às vezes na Bíblia, espírito e alma, são tomados como sinônimos.

³ Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, esconderam-me um laço. Sl 142:3

O espírito humano atua como sede de nossas afeições espirituais, e da nossa comunhão com Deus, e por ele nos comunicamos com Deus! (Ap. 1:9-10).

⁹ Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.
¹⁰ Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta

Por isso, alegria divina, manifesta em primeiro lugar, em nosso espírito, pois é no espírito que todo nosso ser se consagra ao serviço de Deus.

O nosso espírito tanto fala em mistério, quanto ora! Mas, segundo a Palavra de DEUS, o espírito pode abrigar, também, orgulho, soberba”, ¹⁸ A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. (Pv. 16:18).

O homem é um ser tanto físico, quanto espiritual, e por isso o Senhor Deus requer nossa completa e uniforme santificação. (1Ts. 5:23) Termos que ser santos no corpo, na alma, e no espírito.

Jesus morreu e ressuscitou, a fim de sejamos santos em todo nosso ser. E, quando no arrebatamento da Igreja, apesar de nossas limitações, o Senhor nos revestirá da imortalidade e incorruptibilidade. Busquemos a santificação.Todo nosso ser pertence a Deus!

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana”. Jó 12:10

Versículos aplicados ao tema em comento, referente ao espírito humano, listados por Gabriel Porto:( Zc. 12:1; 1Co 2:11; Ef. 2:3; Pv. 16:18; Ez. 36:26,27 …)

Muito interessante: “A Analogia do Computador”, que a ele parece ser a melhor forma para explicar a distinção entre corpo, alma e espírito.

Na íntegra, de Gabriel O. Porto, “A Analogia do Computador”. !O computador é constituído por três estruturas básicas. A primeira delas são as peças conhecidas como “hardware”, por exemplo: processador, placa mãe, etc. Essa é a parte física do computador, que sozinha não é capaz de realizar nenhuma tarefa.

A segunda parte, é o sistema operacional, que não existe de forma física, apenas de forma lógica. É ele que faz o hardware funcionar, e embora ele não tenha matéria, ele existe de forma independente ao hardware, mas está intimamente ligado a ele.

Mas existe ainda a terceira estrutura que é a essencial para que tudo funcione, a energia elétrica. É ela que flui por todo o hardware, integrando o software ao hardware e “dando vida” a todo conjunto. Também é a mesma energia elétrica que torna possível a comunicação entre o computador e a rede. Sem a energia que dá a “vida” o hardware está morto”.

Nessa analogia, o hardware, que é a parte física do computador, equivale o corpo do Homem. Sozinho ele não é capaz de fazer nada. Pois depende totalmente de um software, assim como o corpo depende da alma para funcionar, e desempenhar suas funções.

Porém, tanto o corpo, quanto a alma, depende do espírito que estabelece a comunicação entre a criatura e o Criador. O fôlego da vida é dado por Deus, pois sem o fôlego, o corpo está morto, e a alma torna-se incapaz de habitar no corpo e interagir com ele”.

Elienai Cabral4, explica claramente que o homem é uma criatura singular porque só ele é constituído de algo que lhe possibilita ter um relacionamento com o Eterno Criador. O espírito, que junto com a alma completa o ser interior, onde está a sede da personalidade, e das qualidades espirituais. Esse relacionamento só é possível se permitirmos que o Espírito Santo nos convença do pecado, da justiça e do juízo. Através da salvação, esse componente imaterial, isto é, o espírito do homem é vivificado. Mas o espírito daquele que ainda não recebeu Jesus como Senhor e Salvador de sua alma, o espírito está sufocado pelas concupiscências da carne.

As faculdades mais importantes do espírito humano são: a consciência, que soa dentro de nós como um alarme nos avisando do perigo. E a fé natural, a fé que a pessoa nasce com ela. É uma fé inata.

“Todo ser humano a possui desde o nascimento até o momento da sua morte”, explica o Presbítero Ronaldo 5

Elienai esclarece que é o espírito humano que nos habilita a ter comunhão pessoal com Deus, quando recebemos a Jesus como Senhor e Salvador, o espírito é a agência do Espírito Santo, que vivifica a alma e dá-lhe consciência de Deus. Mediante Cristo, é ele que nos relaciona com Deus na oração, na adoração e na comunhão.

Quando oramos a Deus, oramos com nosso espírito, quando louvamos ou adoramos, é no espírito que fazemos. Quando lemos a Bíblia, Deus fala conosco por meio do espírito. O salvo serve a Deus em espírito, até os dons que Deus nos dá, são manifestos por meio do espírito.

Os escritores citados concordam que o espírito humano, que é o espírito que dá vida ao corpo e e por meio dele o ser humano se comunica com Deus!

“…Deus, a quem eu sirvo em meu espírito, no evangelho do Seu Filho, me é testemunha“…(Rm. 1:9)

Conclusão

Glória Deus, que por sua infinita misericórdia, enviou Seu Único Filho, para nos religar a Ele, e por Seu Santo Espírito que habita em cada um de nós, quando cremos e recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas almas.

Compartilhe sua opinião, tire sua dúvida, juntos, vamos aprender sobre a Palavra de Deus e encorajarmos uns aos outros a permanecermos focados naquele que é o Autor e Consumador da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.

Já abriu teu coração para o Senhor Jesus fazer morada?

Ele promete vida abundante e uma eterna morada no Céu!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2023-11-29-at-17.04.38-1-1024x1024.jpeg
  1. Gabriel de Oliveira Porto – Homem, Pecado e Salvação, Teologia Fácil, Vol 2 ↩︎
  2. https://jesuscristoemnos.org/Eduardo Moura ↩︎
  3. Claudionor de Andrade é Consultor Teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD e autor dos livros “As Verdades … Google Books

    ↩︎
  4. Elienai Cabral – https://www.estudantesdabiblia.com.br/licoes_cpad/2003/2003-04-07.htm ↩︎
  5. https://gospellivre.com.br/category/estudos-diversos/ Presbítero Ronaldo ↩︎

1 comentário em “Antropologia: Parte 4: A Constituição do Ser Humano. O Espírito Humano”

  1. Pingback: Antropologia: Doutrina a Respeito do Homem – Parte 2 – Espaço da Sueli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima