Por que Israel é o povo escolhido de Deus?

A Paz do Senhor, leitor amado! Fico muito feliz de ter esse espaço, para poder deixar aqui os comentários, mais atuais, sobre o povo escolhido do Senhor Deus, isto é, Israel, e os mais antigos, também. Não que eu saiba tudo sobre Israel, mas é porque amo Israel!

Por que Israel é o povo escolhido de Deus?

1“⁹ Mas escolheu (Deus) Israel para ser o seu povo; os descendentes de Jacó pertencem ao Senhor.
Chegou perto, cuidou deles e os protegeu como se fossem a menina dos seus olhos.
¹¹ Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo,
assim o Senhor Deus cuida do seu povo”
. (Dt 32:9-11)

O escritor Dave Hunt, enfatiza que somente o Deus da Bíblia Sagrada, pode anunciar os principais acontecimentos da história mundial, há centenas de séculos ou até milênios, através das profecias, que não deixam nenhuma sombra de dúvida de quem é o Deus da Bíblia. As Sagradas Escrituras revelam a Sua identidade como “EU SOU ( YAHWEH)”, “(que significa que Ele é autoexistente, sem início e fim).”

Como está escrito em Is 46: 9-10:

“⁹ Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.
¹⁰ Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

Dave, estudioso que é da Palavra de Deus, nos faz lembrar os Nomes do SENHOR DEUS! Sete vezes, chamado de “Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”, de quem os judeus são descendente, 202 vezes chamado de “Deus de Israel”, Israel a quem Deus deu a “Terra Prometida”, Porém em nenhum lugar na Bíblia se encontra escrito “Deus de Ismael”, (de quem os árabes são descendentes), nem “Deus dos árabes”, nem mesmo, Deus dos americanos, franceses, ou russos, ou qualquer outro povo!

Dave ainda enfatiza, quer queiramos ou não, gostemos ou não, verdade seja dita, os judeus são sim, o povo escolhido de Deus!

As profecias anunciadas, provam a veracidade da Bíblia Sagrada e Israel é o principal tema da profecia bíblica e noticiários dos jornais. A palavra Jerusalém, que Israel a considera como sua capital, aparece 772 vezes nos versículos bíblicos, e não aparece nenhuma vez no Corão. Mas, os mulçumanos a consideram sua terceira cidade sagrada, o que não o é, assim como dizem que Israel é impostor por estar ocupando uma terra que não lhe pertence, explica Dave.

O autor ainda enfatiza, que as profecias sobre Israel e Jerusalém, precisamente se cumprem sem deixar margens para dúvida, inclusive, as profecias que advertem àqueles que tentam trazer “paz” ao Oriente Médio, não considerando o que Deus estabeleceu para Israel. Antes, desprezam as advertências para o Oriente em promover a paz entre Israel, e a ira de Deus sobre o castigo que trará pelos males causados ao Seu povo.

Eis que eu farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor e também para Judá, durante o sítio contra Jerusalém. Naquele dia, farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a erguerem se ferirão gravemente; e, contra ela, se ajuntarão todas as nações da terra”. (Zc 12:3). Hunt comenta, que essa profecia de 2.500 anos, é proferida a Jerusalém, e que na época havia sido sitiada estava em ruínas, mas “que um dia seria o foco da atenção mundial”.

Em toda sua existência, Israel esteve rodeado por povos inimigos, ( egípcios, filisteus, sérvios, assírios, babilônicos, etc.), unidos com o propósito de fazer Israel deixar de existir. E hoje, não tem sido diferente.

Frederico, o Grande, zombador das religiões, desafiou um capelão, para que apresentasse uma única prova com três palavras da existência de Deus, o sábio capelão respondeu “Os judeus majestade”, Já, Martinho Lutero, identificando algumas profecias a respeito dos judeus, pelo motivo de algumas profecias ainda não terem se cumprido, até sua época, descartou Israel como povo escolhido de Deus. Dizia Lutero que ” Se os judeus são descendentes de Abraão, então deveríamos vê-los de volta à sua própria terra [com] seu próprio Estado” Mas o que vemos? Nós os vemos espalhados e desprezados”. Dave pontua que os cumprimentos das profecias para Israel, não eram para o tempo de Lutero, mas, para essa época.

Israel, foi o nome que o Senhor Deus deu a Jacó, depois de Jacó ter lutado com Deus, registrado em Gn 322. “²⁴ Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um varão, até que a alva subia.²⁵ E, vendo que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa; e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.
²⁶ E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se me não abençoares.
²⁷ E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.
²⁸ Então, disse: Não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel, pois, como príncipe, lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
²⁹ E Jacó lhe perguntou e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali
.

Em Gn 28:13-15, Deus disse a Jacó: “¹⁰ este Jordão e, agora, me tornei em dois bandos.
¹¹ Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que porventura não venha e me fira e a mãe com os filhos.
¹² E tu o disseste: Certamente te farei bem e farei a tua semente como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar.
¹³ E passou ali aquela noite; e tomou, do que lhe veio à sua mão, um presente para seu irmão Esaú:
¹⁴ duzentas cabras e vinte bodes; duzentas ovelhas e vinte carneiros;
¹⁵ trinta camelas de leite com suas crias, quarenta vacas e dez novilhos; vinte jumentas e dez jumentinhos.
¹⁶ E deu-o na mão dos seus servos, cada rebanho à parte, e disse a seus servos: Passai adiante da minha face e ponde espaço entre rebanho e rebanho.
¹⁷ E ordenou ao primeiro, dizendo: Quando Esaú, meu irmão, te encontrar e te perguntar, dizendo: De quem és, para onde vais, de quem são estes diante da tua face?
¹⁸ Então, dirás: São de teu servo Jacó, presente que envia a meu senhor, a Esaú; e eis que ele mesmo vem também atrás de nós.
¹⁹ E ordenou também ao segundo, e ao terceiro, e a todos os que vinham atrás dos rebanhos, dizendo: Conforme esta mesma palavra, falareis a Esaú
.

A prova da existência de Deus são “Os judeus majestade”, dito pelo fiel capelão, ao zombador de religião, “Frederico o Grande”, citado por Lieth, Hunt, escreveu ” O simples fato de os judeus estarem de volta à sua própria terra, depois de passarem mais de 2500 anos espalhados pelo mundo inteiro, e de falarem o hebraico original que o rei Davi usava há três mil anos, constitui um cumprimento notável de outra profecia bíblica relativa aos últimos tempos! Nenhum outro povo conseguiu reerguer sua nação, retendo sua língua original, depois de ter passado tanto tempo longe da sua terra”, continua Hunt.

Mesmo pequenino, Israel, não temia aos maiores. As promessas de Deus, O ETERNO, para Israel, são promessas perenes. “

3Naquele dia farei com que os líderes de Judá sejam semelhantes a um braseiro no meio de um monte de lenha, como uma tocha incandescente entre gravetos; eles devorarão todos os povos ao redor, à direita e à esquerda; e Jerusalém será habitada outra vez no seu devido lugar, na própria cidade de Jerusalém. Zc 12:4

O Pastor e escritor Cesar Cezar, termina seu livro, na “Nota Final”, com as seguintes palavras, “Desafortunadamente, ao longo da história, muito ódio, discriminação e sofrimento foi imposto ao povo judeu pelos cristãos de todo mundo. Justamente aqueles que deveriam abençoá-los, mas por desconhecerem os detalhes da Bíblia, ficaram sem saber que é o próprio Deus que “endureceu – lhes” o coração para que não pudessem, por enquanto, aceitar o Messias (Jesus Cristo), e para que isto se fizesse cumprir, o Senhor Deus colocou um “véu” em seus corações, para que não conseguissem entender, por hora, o plano da Salvação, como está escrito:

“¹⁴ Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido.
¹⁵ E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.
¹⁶ Mas, quando se converterem ao Senhor, então, o véu se tirará”.
(2 Co 3:14-16)

Você pode vir comigo, compartilhar seus conhecimentos neste espaço. Juntos podemos aprender e divulgar a Palavra de Deus, com quantos quiserem!

Então, você vem? Estou te esperando!

Maranata! Eu Amo A Volta De Jesus!

REFERÊNCIAS

  1. <https://www.bible.com/pt/bible/211/DEU.32.9-11.NTLH> ↩︎
  2. <https://www.bibliaonline.com.br/arc/gn/28> 01 mar, 2024 ↩︎
  3. <https://bibliaportugues.com/kja/zechariah/12.htm> ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima