Hamartiologia: Doutrina a Respeito do Pecado

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados! Tenho o prazer de compartilhar com vocês, um breve tema, a Hamartiologia, que significa Doutrina a Respeito do Pecado. Não é um tema muito fácil de ser comentado, porque, vez ou outra, ouvimos a frase ” o que é pecado para você, pode não ser para mim”. Mas a Bíblia Sagrada, com muita clareza, nos ensina a verdade.

A Bíblia nos conta a história de Adão e Eva, os primeiros seres humanos criados por Deus. Eles foram criados perfeitos, com a imagem e semelhança de Deus. Viviam em um ambiente perfeito, o Jardim do Éden, e tinham tudo o que precisavam.

Adão e Eva Antes da Queda

No entanto, Adão e Eva fizeram uma escolha errada. Eles ouviram a serpente, que os enganou dizendo que, se comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, se tornariam como Deus. Adão e Eva cederam à tentação e comeram do fruto.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1102016013_univ_lsr_lg.jpg-1024x512.webp

Figuras: https://www.heroesbibletrivia.org/pt/a-vida-de-adao-e-eva-antes-e-depois-da-queda/

Foram várias as consequências da queda do homem. Foram expulsos do Jardim, Adão e Eva perderam sua comunhão com Deus, e o pecado entrou no mundo. A partir desse momento, todos os seres humanos nascem pecadores e estão sujeitos ao pecado.

A natureza depravada do homem

Norman Geisle1, um teólogo cristão, afirma que a queda do homem resultou em uma natureza depravada. A depravação é a tendência natural do homem ao pecado. É uma condição que afeta todos os seres humanos, desde o nascimento.

A depravação pode ser vista em várias áreas da vida humana. Ela pode se manifestar em pensamentos, palavras, ações e omissões. Por exemplo, o homem depravado é propenso ao egoísmo, à mentira, à violência e à maldade.

A Salvação Através de Jesus Cristo

A Bíblia ensina que a salvação da depravação humana é possível apenas através de Jesus Cristo, que morreu na cruz para pagar pelos pecados de todos os seres humanos. Aqueles que creem em Jesus e se arrependem dos seus pecados são perdoados e recebem a vida eterna.

A Natureza Depravada e a Esperança Cristã

A natureza depravada do homem é uma realidade que deve ser reconhecida. No entanto, a Bíblia também nos dá a esperança da salvação através de Jesus Cristo, e através dEle, podemos ser libertos do pecado e da morte e experimentar a vida eterna.

Aplicação

A compreensão da natureza depravada do homem é importante para a vida cristã, porque ela nos ajuda a entender que somos propensos ao pecado e que precisamos da salvação de Jesus Cristo.

Ao reconhecer nossa natureza depravada, também podemos nos humilhar diante de Deus e buscar a sua ajuda para vencer o pecado.

Para o escritor Norman, existem dois Tipos Básicos de Pecados que podem ser classificados em duas categorias gerais: os pecados de comissão e os de omissão.

Pecados de comissão são aqueles que são cometidos por ação. É quando fazemos algo que é errado ou que viola a lei de Deus. Por exemplo, mentir, roubar, matar, adulterar são todos pecados de comissão.

Pecados de omissão são aqueles que são cometidos por omissão. É quando deixamos de fazer algo que é certo ou que é nosso dever fazer. Por exemplo, deixar de ajudar os necessitados, deixar de perdoar alguém, deixar de confessar nossos pecados a Deus são todos pecados de omissão.

A diferença entre pecados de comissão e omissão é que os pecados de comissão são atos positivos, enquanto os pecados de omissão são atos negativos.

O pecado é uma consequência da queda do homem. Quando Adão e Eva pecaram, eles romperam a comunhão com Deus e se tornaram pecadores. Desde então, todos os seres humanos nascem pecadores e sujeitos ao pecado.

Com consequências negativas para o indivíduo e para a sociedade, o pecado leva à separação de Deus, à morte espiritual, à dor e ao sofrimento.

O pecado pode ser perdoado através da obra de Jesus Cristo na cruz. Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para nos dar vida nova. Aqueles que creem em Jesus e se arrependem dos seus pecados são perdoados e recebem a vida eterna.

Aqui estão alguns exemplos específicos de como o pecado pode se manifestar em nossa vida:

  • Pensamentos: podemos pecar com nossos pensamentos quando alimentamos pensamentos de ódio, raiva, inveja ou cobiça.
  • Palavras: podemos pecar com nossas palavras quando falamos mentiras, fofocamos, caluniamos ou amaldiçoamos.
  • Ações: podemos pecar com nossas ações quando fazemos coisas que são erradas ou que violam a lei de Deus.
  • Omissões: podemos pecar com nossas omissões quando deixamos de fazer o que é certo ou que é nosso dever fazer.

É importante estarmos cientes de que todos pecamos e que precisamos do perdão de Deus. Podemos receber o perdão de Deus através da fé em Jesus Cristo.

E ainda:

Os Sete Pecados que o Senhor Deus não tolera

O texto de Provérbios 6:16-19 é uma lista de sete pecados que Deus abomina. Esses pecados são:

  • Olhos altivos (orgulho)
  • Língua mentirosa (engano)
  • Mãos que derramam sangue inocente (assassinato)
  • Coração que maquina planos perversos (premeditação de maldades)
  • Pés que se apressam para correr para o mal (apressa em fazer o mal)
  • Testemunha falsa que profere mentiras (falso testemunho)
  • O que semeia contendas entre irmãos (geração de conflitos)

Esses pecados são considerados graves porque violam a lei de Deus e prejudicam a sociedade. O orgulho, por exemplo, leva ao egoísmo e à falta de compaixão. A mentira destrói a confiança e a comunicação. O assassinato é um crime hediondo que viola o direito à vida. A premeditação de maldades é um sinal de maldade e perversidade. A pressa em fazer o mal leva a ações impulsivas e imprudentes. O falso testemunho é um crime contra a justiça. A geração de contendas entre irmãos divide e destrói a unidade.

O Perdão de Deus

Jesus ensinou que, se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar (1 João 1:9). Isso significa que, se nos arrependermos de nossos pecados e pedirmos perdão a Deus, ele nos perdoará.

No entanto, há um pecado que Deus não perdoa: a blasfêmia contra o Espírito Santo. A blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição deliberada e obstinada do Espírito Santo. É a recusa em reconhecer a obra do Espírito Santo na vida de uma pessoa.

Jesus disse que a blasfêmia contra o Espírito Santo não seria perdoada nem neste mundo nem no mundo vindouro (Mateus 12:31-32). Isso significa que, se alguém blasfemar contra o Espírito Santo, ele não será perdoado e será réu de inferno.

O que é Pecado de Blasfêmia Contra o Espírito Santo?

O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo é um tema controverso, e há diferentes interpretações sobre o que ele significa. Alguns acreditam que é um pecado específico, como negar a existência de Deus ou atribuir os milagres de Jesus ao poder de Satanás. Outros acreditam que é um pecado de natureza mais geral, como uma rejeição obstinada de Deus e de sua obra.

A Bíblia não fornece uma definição clara do que constitui blasfêmia contra o Espírito Santo. No entanto, há algumas passagens que podem fornecer pistas. Em Mateus 12:31-32, Jesus diz:

“Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.”

Nesta passagem, Jesus parece distinguir entre blasfêmia contra o Filho do Homem e blasfêmia contra o Espírito Santo. Ele diz que a primeira pode ser perdoada, mas a segunda não.

Algumas pessoas interpretam esta passagem como significando que a blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado especial, que é tão grave que não pode ser perdoado. Eles argumentam que este pecado é um sinal de uma rejeição total e obstinada de Deus.

Outras pessoas interpretam esta passagem de forma mais geral. Elas argumentam que a blasfêmia contra o Espírito Santo é qualquer pecado que rejeite a obra de Deus no mundo. Eles incluem nesta definição pecados como a incredulidade, a apostasia e a rebelião contra Deus.

Em última análise, a questão de o que constitui blasfêmia contra o Espírito Santo é uma questão de interpretação pessoal. No entanto, é importante lembrar que a Bíblia nos ensina que todos os pecados podem ser perdoados, exceto a rejeição obstinada de Deus. Se você está se perguntando se blasfemou contra o Espírito Santo, ore a Deus e peça-lhe perdão. Se você estiver arrependido de seus pecados, Deus lhe perdoará.

A Cruz está vazia! O túmulo está vazio! Jesus não está mais na Cruz! Ele ressuscitou!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2023-12-28-at-13.00.34-1.jpeg

Glória Deus nas alturas e paz na terra, para com os homens, a quem Ele quer bem!

Você já recebeu Jesus como Senhor e Salvador da sua alma?

Jesus bate à porta do teu coração, e faz o convite, e esse convite, terá a data de validade, até o dia que Ele quiser te recolher, e este é o convite “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”
. (Mt 11:28,29)

Conclusão

Os sete pecados listados em Provérbios 6:16-19 são graves e têm consequências negativas para a vida individual e social. No entanto, Deus é misericordioso e está disposto a perdoar nossos pecados se nos arrependermos deles de todo coração.

Referência:

  1. www.bible.com/pt/bible/1840/MAT.12.30-32.NA
  2. www.bibliaon.com/versiculo/mateus_12_31-32/
  1. Figuras: https://www.heroesbibletrivia.org/pt/a-vida-de-adao-e-eva-antes-e-depois-da-queda/
    Norman Geisler – Título do original em inglês: Systematic Theology, Volume One and Two
    Bethany House Publishers, Grand Rapids, Michigan, EUA
    Primeira edição em inglês: 2003 ↩︎
  2. Figuras: https://guiame.com.br/ ↩︎
  3. Figuras: https://www.heroesbibletrivia.org/pt/a-vida-de-adao-e-eva-antes-e-depois-da-queda/

  1. ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima