7 fatos interessantes sobre os dons espirituais que você precisa aprender

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados! É muito gratificante expor nesse espaço, algo tão maravilhoso! Como sabemos, o tema Espírito Santo é bem amplo e também de grande importância para a Igreja. Então vamos aprender o que as Sagradas Escrituras tem para nos ensinar sobre os Dons Espirituais. Dons do Espírito Santo!

É vasta a Literatura que traz ensinos preciosos sobre o Espírito Santo. As Lições Bíblicas da EBD, (Escola Bíblica Dominical), por sua vez, apresenta uma riqueza de ensinos, com comentaristas inspirados pelo Espírito Santo, facilitando o aprendizado do aluno na EBD.

Vamos beber um pouco dessa fonte. Abrir o coração para o Espírito Santo ocupar nossos pensamentos com essa fonte inesgotável de vida!

O Apóstolo Paulo escreve aos irmãos de Corinto: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes“. 1º Co 12.1

1. Significado da Palavra “Dom” e o Crescimento da Igreja.

De Elienai Cabra1l, “Na língua grega, a palavra “dom” está no singular – charisma (At2: 38). O termo tem mais de um sentido, pois há os dons naturais, ( habilidades, aptidões e competências inatas),dons ministeriais (Rm 12: 7-8) e dons espirituais ( 1ºCo 14:1)

Esclarecendo sobre os Dons Espirituais, o comentarista Cabral, salienta que os dons são concessões do Espírito Santo, objetivando o crescimento da Igreja pela pregação do Evangelho de Cristo, para edificar, consolar e exortar a Igreja de Cristo, para que ela cumpra , eficaz e plenamente, a missão que Deus lhes confiou”.

No livro de Atos dos Apóstolo, Paulo nos ensina que os dons espirituais eram frequentes na Igreja Primitiva, o que era muito importante, porque o Evangelho se expandia, apesar das lutas, perseguições, e necessidades que passavam, explica Cabral.

Warren W. Wiersbe,2 enfatiza que o crente deve buscar, junto a Deus, os dons espirituais para melhor servi-lo. Contudo, Paulo, alerta que os dons espirituais não são concedidos, pela aptidão natural ou mérito do crente, mas é o Espírito Santo, que os capacitam a exercer os dons, com sabedoria e amor. 1º Co 14.

O Apóstolo Paulo, teve a preocupação de orientar os irmãos, acerca dos dons espirituais, e os incentiva a busca-los. Como está em (1º Cor 12: 1-11) a seguir:

¹ Irmãos, não quero que vocês estejam desinformados a respeito dos dons espirituais.
² Vocês sabem que, quando eram gentios, se deixavam conduzir aos ídolos mudos, conforme vocês eram guiados
.
³ Por isso, quero que entendam que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: “Anátema, Jesus!” Por outro lado, ninguém pode dizer: “Senhor Jesus!”, senão pelo Espírito Santo.
⁴ Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.
⁵ E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.
⁶ E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
⁷ A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso.
⁸ Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento.
⁹ A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar;
¹⁰ a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las.
¹¹ Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer”.

A citação acima, deixa claro que é o Espírito Santo que se manifesta nos crentes, através dos dons espirituais a fim de fortalece-los.

Em Atos o apóstolo Paulo, conta que a Igreja e Corinto, tinha todos os Dons, mas eram carnais. (1º Co 3.3), e aos Éfeso, o Apóstolo, os exorta a deixarem de serem “infantis”, (Ef 4: 14), para que não sejam levados por quaisquer ventos de doutrinas, falsos profetas, revelações que “distorcem a verdade de acordo com suas conveniências pessoais”. 2 Tm 4: 3-4

2. Os Dons Espirituais E A Espiritualidade

O comentarista expõe algo muito interessante sobre os Dons Espirituais e a Espiritualidade, quando escreveu que a espiritualidade do crente não é “aferido” pela manifestações dos Dons Espirituais. O apóstolo Pedro deixou isso bem claro, quando da cura do paralítico na porta do Templo, porque as pessoas ficaram admiradas com aquele milagre, como está escrito no livro dos Atos dos Apóstolos. At 3:1-21

“¹ E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
² E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
³ O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
⁴ E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
⁵ E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
⁶ E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
⁷ E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
⁸ E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
⁹ E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
¹⁰ E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
¹¹ E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
¹² E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
¹³ O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
¹⁴ Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
¹⁵ E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
¹⁶ E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
¹⁷ E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
¹⁸ Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
¹⁹ Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
²⁰ E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
²¹ O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio
.”3

3. Os Dons Espirituais Sem o Fruto Do Espírito do Espírito Santo

O Dons do Espírito caminham junto com o Fruto do Espírito Santo, “para que a Igreja seja plenamente edificada e o Nome do Senhor Jesus glorificado.

“Os Dons estão relacionados ao que fazemos para Deus, enquanto que o Fruto, está relacionado ao que Deus faz por nós, através do Espírito Santo” com nossa total entrega, moldada, também, pelo Espírito Santo, para termos uma conduta de acordo com a fé que professamos. “¹⁶ Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mt 5: 16)

4. O Aperfeiçoamento dos Santos

Elienai, enfatiza a importância dos Dons Espirituais, porque eles nos aperfeiçoam, e ensinam a utilizá-los com sabedoria, recomendando quanto ao uso dos Dons. 1º Co 14: 40 “40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”.

Muito bem colocado, por Cabral, os Dons Espirituais, nunca fizeram-se tão importantes quanto em nossos dias. É preciso sermos capacitados pelo Espírito Santo, para combater as mensagens enganosas, e isso só acontece mediante a fé na ação do Santo Espírito de Deus!

¹ Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.
² Porque por ela os antigos alcançaram testemunho…⁶ Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam
. Hb 11:1,2-6

Para melhor entendimento, o comentarista Cabral, pontuou: Dons que manifestam a Sabedoria de Deus, Dons que manifestam o poder de Deus e Dons que manifestam a mensagem de Deus ; 1º Co 12: 4-11

“⁴ Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
⁵ E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
⁶ E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
⁷ Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
⁸ Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
⁹ E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
¹⁰ E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.
¹¹ Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”.

Na Igreja Primitiva, os Dons Espirituais, eram manifestados frequentemente. Por isso, a importância da leitura da Bíblia, oração para que essas manifestação dos Dons Espirituais sejam mais frequentes em nossos dias, para que possamos estar firmes, aguardando o Grande Dia do Senhor Jesus!

5. A Palavra Da Sabedoria

Sabedoria Satânica.

Embora Satanás seja considerado astuto e sábio, ele é limitado, ele não é onisciente, porém, induz o ser humano a fazer sua vontade. Por isso a necessidade do dom de discernimento para não ser enganado por ele.

“¹⁴ E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” 2 Co 11:14

6. A Sabedoria De Deus

A Sabedoria de Deus é Onisciente, Onipresente e Onipotente e não tem fim! Porque dEle procede todo conhecimento! o escritor Tiago aconselha pedir sabedoria a Deus, pois Ele concede a quem pede. Tg 1: 5.

Contudo, essa sabedoria não é o Dom da palavra de Sabedoria. Porém o Apóstolo Pedro aconselha o crente a crescer na graça e no conhecimento, para chegarmos a maturidade cristã. 2ª Pe 3: 18

Esse Dom da Palavra de Sabedoria é o primeiro dos nove Dons Espirituais que Paulo, Apóstolo, cita o Dom da palavra de Sabedoria em 1º Co 12. Como descreve Elienai, não se trata de habilidades intelectual de estudos e pesquisas, mas se trata de algo sobrenatural do Espírito Santo sobre a mente humana, capacitando-a para resolver problemas tidos como difíceis de ser solucionados, também registrado em 1º Co 12. Vemos o exemplo do rei Salomão quando julgou a causa das duas mães e seus filhos, que deixou a todos admirado de tamanho saber que veio de Deus!

7. Dom Da Ciência E O Discernimento Do Espírito

1-O dom da palavra da ciência”[…] e a outro , pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência” 1ºCo 12: 8, Paulo refere dada pelo Espírito Santo que nos habilita a conhecer fatos e circunstâncias que se encontram ocultas, como o caso de Ananias e Safira, revelados a Pedro. At 5: 1-10

O Discernimento De Espíritos

O Espírito Santo concede o dom de discernir, a fim de não sermos enganados por espíritos e manifestações que podem nos enganar, principalmente em nossos dias com tantas manifestações falsas, é necessário, mais do nunca o dom do discernimento dos espíritos, para não sejamos levados por tais espíritos e falsos profetas, como ensina 1ºJo 4:1

Elienai nos desperta sobre a importância do Dom de Discernimento, porque a vinda de Cristo está muito perto, os sinais se cumprem a cada dia.

Conclusão

O arrebatamento da Igreja é eminente! Independe se voce crê ou não. Por isso a importância da atuação do Espírito Santo na Igreja de Jesus, e particularmente em nossas vidas. Porque o Espírito Santo nos convence dos nossos pecados e não nos deixa ser enganados pelos falsos profetas e falsas promessas de milagres.

Como está escrito:

“¹⁴ E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. 2 Co 11:14

“²⁴ Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”. Mt 24:24

Te convido a fazer parte desse grupo que está aguardando a volta eminente do Senhor Jesus Cristo, porque Ele prometeu que foi preparar essa morada. Não demore! Vem a Jesus, Ele te aguarda ansioso para te salvar!

Coloque aqui sua pergunta, ou um comentário. Vamos juntos aprender sobre a Palavra de Deus!

REFERÊNCIAS

  1. CABRAL, Elienai, Escritor e Comentarista das Lições Bíblicas da CPAD, Lições do 2º Semestre de 2011 ↩︎
  2. WIERSBE, Warren W., Comentário Bíblico do NT A Bíblia Explicada de Maneira Clara e Concisa, 2020, 6ª reimpressão, Geográfica Editora Ltda, Santo André – SP Brasil ↩︎
  3. <https://www.bibliaonline.com.br/acf/atos/3> ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima