Antropologia – Parte 2: A Natureza Humana

A Paz Senhor, queridos leitores abençoados! É uma alegria compartilhar mais uma parte da Antropologia, Na continuação de hoje, vamos discorrer sobre a natureza humana, aprender que as Sagradas Escrituras nos ensinam que Deus é o Criador e que trouxe tudo a existência, pela força do Seu Poder!

A Natureza Humana

O pastor e escritor, Daniel Deusdete,1 declara que para o homem se tornar alma vivente, Deus soprou em suas narinas a sua essência, que é seu Espírito.

Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra. Soprou o fôlego da vida em suas narinas, e o homem se tornou ser vivo“. (Gênesis 2.7)

A criação do homem, por causa da imagem e da semelhança de Deus, é algo especial e único no universo. O homem foi a última obra a ser criada por Deus. E nada da criação se compara ao homem, porque foi somente nas narinas do homem que o Senhor Deus soprou seu Espírito, “e o homem foi feito alma vivente”

O escritor Gabriel O. Porto22 explica que além da imagem e semelhança dEle, Deus concedeu-lhe um parentesco direto consigo mesmo, delegando-lhe o domínio sobre toda criação, e assim foram definidos por Deus: homem e mulher.

Vemos nas Escrituras Sagradas, que o Senhor Deus, preparou tudo, antes de formar o homem, ordenou-lhe o que podia e o que não podia comer. E viu o Senhor, o homem sozinho naquele Jardim que criara. Disse Deus, não é bom que o homem fique só, farei para ele uma ajudadora idônea. (Gn 2:18)

…e então o Senhor Deus o fez em cair um profundo sono, e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar, e da costela, Ele formou a mulher e a entregou para Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.” (Gn. 2:21-23)

Em Gênesis 2:7-25, a Bíblia relata que Adão foi criado primeiro que Eva. Ou seja, Adão tem uma posição hierárquica determinada por Deus. Porém, Eva não era inferior a Adão, porque ambos receberam responsabilidades que os completavam, conclui Gabriel.

“Homem e mulher3 foram criados à imagem. A diferença está entre o homem foi formado do pó da Terra, e a mulher, a partir do hora. Ela corresponde perfeitamente ao homem, tem a mesma carne, sangue e como imagem de Deus, assim como o homem é. Igual a ele de todas as maneiras. “27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Gn 1: 27. Pelo ato da criação em si, ela está inseparavelmente ligada ao homem. A unidade da raça está assegurada. O valor e a dignidade da mulher estão afirmados. “28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gn 1:28

O Homem era Perfeito, mas…

Para Porto, conforme a Bíblia Sagrada, o estado original do homem era perfeito! (Dt. 32-3 e 4)

3 Proclamarei o nome do SENHOR; exaltemos o nosso Deus!
4 Ele é a Rocha, e suas obras são perfeitas; tudo que ele faz é certo.

Ele é um Deus fiel, que nunca erra, é justo e verdadeiro! O relacionamento entre todos os seres era perfeito, porque o Criador fez tudo perfeito!

Ronald B. Roark 4 relata que Deus deu ao homem um trabalho a fazer: cuidar e manter o jardim (Gênesis 2:15). Além disso, o Criador deu a ele alguns privilégios, no entanto Ele também determinou algumas limitações. Por exemplo:

  • Privilégio – poderia comer livremente de toda árvore do jardim (exceto uma).
  • Limitação – não poderia comer da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Porém, em Gênesis 3, nos primeiros versículos, os relatos nos mostram a astucia da serpente, ao falar para Eva que eles não morreriam se comessem do fruto. Ou seja, de acordo com a serpente, eles apenas se tornariam conhecedores do bem e do mal. Então, Eva comeu o fruto proibido, ofereceu a Adão, ele acabou aceitando e comeu o fruto, desobedecendo então a ordem que Deus lhes dera.

semblante triste por causa do pecado da desobediência

Consequências da Desobediência

Como consequência, por causa da desobediência de Adão e Eva, Deus os expulsa do Jardim. Desse modo, a comunhão com o Criador foi corrompida. No entanto, a hierarquia estabelecida por Deus não foi anulada! Conforme Gabriel explica, houve uma separação física do espiritual, que atingiu os animais. Mesmo por que, antes da desobediência os animais eram dóceis e herbívoros. Mas assim que pecaram, alguns animais se tornaram violentos e predadores. Além disso, as plantas começaram produzir espinhos e até mesmo o clima se tornou instável a partir daquele momento.

A comunhão interrompida com Deus, deixou um vazio no coração humano. A partir de então, o homem vem tentando reestabelecer a comunhão de outrora com o seu Criador.

No entanto, esse essa busca se tornou cada vez mais difícil, porque o homem vem deturpando e distorcendo cada dia mais a origem da Criação. Ou seja, o homem tem procurado substituir a origem criacionista por lendas e mitos. E não só isso, estão se rebelando também contra Deus, destruindo a criação por pura ganância, em todas as áreas da vida. Seja com traições, egoísmo ou até mesmo por interesse próprio. Enfim, a humanidade está depravada, corrompida e longe de Deus! Conclui Porto.

Conversão Humana

Mas havia uma esperança! Deus, quando decretou a sentença de condenação do Édem, prometeu a Redenção, através do Messias. É isso mesmo, Ele prometeu enviar o Redentor, Ele, o Cristo Vivo, que destruirá o Diabo, o pecado e a morte. Assim, Ele restaurará toda criação e a libertará dos males que destroem a humanidade.

O escritor Porto destaca ainda a esperança desta Redenção, que Paulo escreveu aos romanos: Rm. 8: 18-25

18 Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde.
19 Pois toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão revelados.

20 Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil,
21 na esperança de que, com os filhos de Deus, a criação seja gloriosamente liberta da decadência que a escraviza.
22 Pois sabemos que, até agora, toda a criação geme, como em dores de parto.
23 E nós, os que cremos, também gememos, embora tenhamos o Espírito em nós como antecipação da glória futura, pois aguardamos ansiosos pelo dia em que desfrutaremos nossos direitos de adoção, incluindo a redenção de nosso corpo.
24 Recebemos essa esperança quando fomos salvos. (Se já temos alguma coisa, não há necessidade de esperar por ela,
25 mas, se esperamos por algo que ainda não temos, devemos fazê-lo com paciência e confiança.)

Deus promete um Redentor

Conclusão

Enfim, aprendemos no estudo da Natureza Humana, que Deus criou o homem perfeito, à sua imagem e semelhança. Que devido ao pecado da desobediência, o elo entre o Criador e a criação se rompeu. Mas que pela promessa da vinda do Redentor, existe a esperança da vida eterna e da renovação desta terra, para uma Nova Terra!

Agora é contigo! Você tem a liberdade de compartilhar a sua opinião nos comentários abaixo. Então, vamos juntos continuar falando sobre a Preciosa Palavra de Deus, encorajando uns aos outros a permanecerem firmados naquele que é o Autor e Consumador da nossa fé: o nosso Senhor Jesus Cristo!

Se voce ainda não recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, Ele bate à porta do seu coração, dizendo:

²⁰ Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
²¹ Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono
. (Ap. 3:20,21)

Deus os abençoe em Cristo Jesus!

Referências:

  1. Daniel Deusdete Araújo Barreto <https://www.jamaisdesista.com.br/p/autor.html> ↩︎
  2. Gabriel de Oliveira Porto, escritor: Homem, Pecado e Salvação, Vol. 2, Coleção Teologia Fácil, GOP, Publicações, SP 2017 ↩︎
  3. A Bíblia da Mulher Revista e Atualizada, SSB, 2009 ↩︎
  4. Ronald B. Roark <https://estudosdabiblia.net/escb16_06.htm> ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima