A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados. É uma alegria compartilhar com vocês mais uma parte do estudo bíblico sobre Antropologia. Vamos aprender sobre a Alma, a parte invisível e imaterial do corpo, e o que as Sagradas Escrituras nos ensinam. Deus é o Criador e Ele trouxe tudo à existência, pela força do Seu Poder!
O Dicionário da Bíblia Almeida1, tem o seguinte significado para a parte imaterial do corpo humano, a alma: “A alma é a parte imaterial e imortal do ser humano. (Mt. 10:28) “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”, sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos, e das emoções”…
“Na Bíblia2 muitas vezes, a palavra “alma” é empregada em lugar de pronome pessoal: “Livra minha alma da espada”, quer dizer “salva-me da espada”(Sl. 22:20, NTLH). Outras vezes, “alma” em hebraico, quer dizer “pessoa”em português”. “Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viagem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado“. (Nm. 9:13)”.
“A Alma É como um elo para o mundo exterior”
Segundo Claudionor de Andrade3 nossa alma é como um elo para o mundo exterior, e a alma e o espírito estão tão intimamente unido, que somente o poder da Palavra de Deus pode alcançar a junção.
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medula, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. Hb. 4:12
Funções da Alma
Gabriel de Oliveira Porto 3, defende, que assim como, corpo tem funções distinta, a alma também tem. São elas:
Inteligência – capacidade que o ser humano tem de pensar, refletir, desenvolver soluções para resolver problemas, aprender algo novo e produzir ideias e conceitos.
Memória – capacidade que a alma tem de registrar para acumular conhecimentos durante toda a vida, o que é muito importante, para os guardar.
Emoções/Sentimentos – é na alma que reside os sentimentos bons e ruins. O corpo é o canal que expõe as emoções. Sendo assim, os sentimentos de adoração a Deus também estão na alma! A nossa alma adora ao Senhor! (Sl. 42; 103; 146;)
Vários textos das Escrituras Sagradas nos revelam sentimentos de alegria, confiança,paz, prazer. (Sl. 35;57;61; Cantares de Salomão, 3; Mt.11; 12 e Lamentações de Jeremias, 3)
Vontade – o ser humano não é como um animal que segue seus instintos, e também não é como um fantoche nas mãos de um criador tirano.
Adão pecou porque quis. Deus não queria isso para Adão, mas sabia que isso aconteceria através de Sua presciência. Mas o plano da salvação já estava planejado através do sacrifício do Seu Filho Unigenito!
Consciência – essa função analisa todas as atitudes, decisões e ações classificadas como certas ou erradas. Segundo Gabriel, a consciência nada mais é do que “a própria lei moral de Deus, que foi inseridas na alma de todas as pessoas, a fim de ajudá-las a discernir o certo e o errado e conduzi-las a escolherem a decisão correta”. O escritor vai além, e destaca que quando o homem ignora sua consciência, persistindo em errar, sua consciência enfraquece e perde sua função, e é o que a Bíblia chama de consciência cauterizada. ” Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”; (Tm 4:2)
Coração – Na Bíblia, o coração está associado ao “homem interior”. a representação da sede das emoções, pensamentos, memória, consciência, vontade, aliás, tudo o que torna um indivíduo único e pessoal, sendo o Coração a consolidação do homem interior e da alma!
“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida“. (Prov. 4: 23)!
As Escrituras Sagradas delega várias definições sobre a alma, destacadas pelo escritor Gabriel. Como exemplo, Ele cita o sofrimento do Senhor Jesus, em Is 53: 10-12. “
¹⁰ Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma(vida) se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
¹¹ Ele verá o fruto do trabalho da sua alma,(pessoa), e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
12 Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma (sangue) na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.
Aprendemos com o escritor Gabriel Porto que a palavra alma tem mais que um significado, e por ser de difícil definição, precisamos ler o contexto onde ela aparece para saber o significado, como no exemplo citado acima.(Is 53: 10-12)
Porto, elenca:
Alma como Vida ” Algumas vezes, a Bíblia usa a palavra alma com o sentido de vida”.
Todavia, a palavra alma não se refere somente aos seres humano, mas também aos animais e vegetais.
Porém, a alma do ser humano, o torna diferente dos animais e vegetais, diferente dos anjos, e até do próprio Deus.
“⁷ Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
⁸ Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
⁹ Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.
¹⁰ Porém, morto o homem, é consumido; sim, rendendo o homem o espírito, então onde está ele”? (Jó 14:7-10)
Alma como Pessoa
Um exemplo que a Bíblia utilizando a palavra alma como pessoa.
“²⁷ E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta”. (Gn 46:26). Jacó trouxe animais também, mas somente as pessoas foram chamadas de almas.
O profeta Ezequiel, também usou a palavra alma, para falar de pessoas. (Ez 18:20)
²⁰ A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.
Mesmo quando morrem os seres humanos são chamados de alma. (Ap 6:9-10; 20:4)
“⁹ E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
¹⁰ E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” (Ap 6:9,10)
Alma como Sangue
Na Bíblia Sagrada, no A.T. há alguns textos que associam o sangue com a alma e até com a vida do próprio animal, para valorar a vida deste quando é oferecido em sacrifício de expiação de pecados.
“⁴ A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis”. (Gn 9:4)
As Escrituras Sagradas, revelam uma escala de valores de diferentes formas de vida,representados por diversos tipos de sangue, a começar pelo sangue do ser humano, porque ele foi feito a imagem e semelhança de Deus. Contudo, entre os humanos, tem a graduação do sangue inocente, desde Abel, Zacarias, os mártires, que deram sua vida por amor a Cristo!
Todavia, antes disso tudo, tem o Sangue de Jesus, o Cristo,Filho de Deus, que se fez homem, morreu crucificado, derramou sangue inocente, para perdoar pecados de todos aqueles que crerem e o receberem como Senhor e Salvador da sua alma!
“¹⁸ Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
¹⁹ Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado”,
(1 Pe 1:18,19)
“¹² Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
¹³ Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
¹⁴ Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo”?
(Hb 9:12-14)
A Alma com a Parte Indestrutível de Deus
Porto, deixa claro a necessidade de ler com atenção para entender cada vez que lermos a colocação da palavra alma, no seu contexto, para não cairmos em heresias dos falsos ensinadores, que ensina sobre a destruição da alma, no momento da morte, ou “o chamado sono da morte”.
São muitos os textos bíblicos que descrevem a alma como a parte imaterial do ser humano, e é separado do corpo, por isso ela continua existindo mesmo após a morte. Porto defende que ensinar que a alma morre com o corpo, ou que a alma entra em um estado de consciência no intervalo da morte e a Ressurreição é incorreto e antibíblico.
“²³ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.“
(1 Ts 5:23)
“⁷ E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu“.(Ecl 12:7)
Conclusão
Oremos para que nossa alma possa ter o desejo de louvar ao Senhor, buscar Sua presença, porque nosso espírito assim anela, e que tomemos o cuidado de não sermos negligentes com a nossa consciência que grita para que façamos o correto e isso com o auxílio do Santo Espírito de Deus! Amém”
Você também pode, escrever sua opinião, para somar nosso aprendizado das Sagradas Escrituras. Juntos, continuemos a encorajar uns aos outros a permanecerem focados naquele que é o Autor e Consumador da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.
O convite do Senhor Jesus continua de pé! Não. Não. Este é um convite que termina quando o Senhor Jesus , vier nas nuvens buscar Seu povo, que serão aqueles que O receberam como Senhor e Salvador da sua alma.
Maranata! Eu amo a volta de Jesus!
Referências:
- O Dicionário da Bíblia Almeida 2ª Edição Dicionário da Bíblia da Bíblia de Almeida, Wemer Karchel, Rudi Zimmer- Sociedade Bíblica do Brasil, Barueri, SP- 2005 ↩︎
- <https://www.bibliaonline.com.br/> ↩︎
- Claudionor de Andrade – Consultoria Doutrinária e Teológica da CPAD, comentarista das Lições Bíblicas da EBD, de 2020, A Raça Humana – Origem Queda e Redenção ↩︎
- Gabriel de Oliveira Porto – Homem, Pecado e Salvação, Teologia Fácil, Vol. 2, GOP Publicações, SP,2017 ↩︎