A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados. É uma alegria compartilhar a continuação estudo bíblico sobre a Antropologia, A Constituição do Ser Humano, e aprender que as Sagradas Escrituras nos ensinam que Deus é o Criador, e que trouxe tudo a existência, pela força do Seu Poder!
O Homem Antes da Queda
O estado original do homem, era de perfeita comunhão com Deus. Mas por causa da desobediência, foram expulsos do Jardim do Édem. Porém Deus, não desistiu deles, e lá no jardim, prometeu enviar um Redentor, para destruir o Diabo, o pecado e a morte, quando, ainda, demonstrando Seu grande amor, como está escrito em João 3:16, “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna“
O homem como um ser trino: Espírito Alma e Corpo
Corpo Humano
Sobre a constituição do ser humano, o escritor Gabriel O. Porto1, escreveu que o ser humano é a coroa da criação, porque foi somente nele que Deus soprou diretamente o fôlego de vida em suas narinas, “e o homem foi feito alma vivente“. (Gn. 2:7).
Gabriel, na sua obra, escreveu que diferente de todas as outras criações, o homem possui uma parte física que é mortal e material e uma parte espiritual, que é imortal e imaterial, porque Deus o formou do pó da terra e em seguida criou uma alma imaterial e imortal para inserir no corpo humano e por último soprou do Espírito que dá vida, completando a integração entre a alma e o corpo.
Eduardo Moura,2 explica que apesar do conceito popular (e até científico) que diz que o homem é formado por alma e corpo, a Palavra de Deus é clara em afirmar que na verdade o homem é composto de espírito, alma e corpo“, (Gn. 2:7).
Em seu comentário em uma das Lições Bíblicas da Escola dominical, Claudionor de Andrade3, destaca as três características do homem:
Materialidade: Deus fez o homem da matéria que já existia, isto é, do pó da terra. (E a mulher, Deus deu ao homem um profundo sono, e a fez da costela dele).
Visibilidade e tangibilidade: pode ser visto e tocado.
Mortalidade: Deus os criou com a possibilidade de viver eternamente, mas o pecado da desobediência, quando comeram do fruto da árvore que Deus ordenara que não comessem, tirou-lhe esse direito.
Claudionor nos explica, que o Senhor Deus criou Adão, o primeiro ser humano, pois não queria que a terra fosse nossa mãe, como os ecologistas querem, mas para habitar nela e dela tirar nosso sustento.
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”. (Gn. 2:8,9)
Por isso cremos que o ser humano é o resultado de um ato criativo de Deus, e não de um longo e fantasioso processo evolutivo, como ensinam dogmaticamente os evolucionistas. defende Andrade.
Criado a imagem de Deus, o homem foi formado com perfeição pelo Criador. Foi criado em um lugar perfeito, pois Deus, já tinha deixado tudo pronto, antes de formar o homem, e ficou satisfeito com tudo. “E Deus viu que tudo o que havia feito,e tudo havia ficado muito bom…” Gn 1:31
O relacionamento entre a criação era de paz. O homem e a mulher tinham um relacionamento natural de paz. Embora Deus estabelecesse a autoridade ao homem, com responsabilidades de domínio e governo, ele não é superior a ela, pois a ela foi dada a função de ajudadora, e ambos tem a imagem de Deus em si.
E Porto apresenta seis argumentos que mostram “claramente a hierarquia que o Senhor Deus estabeleceu colocando o homem como cabeça do lar”:
1- Adão foi criado primeiro. (Gn 2: 7-25)
2- Deus criou Eva para ser auxiliadora de Adão. (Gn 2:18)
3- Adão deu nome a Eva. (Gn 3:20)
4- Deus deu a toda raça humana o nome de Homem (adam) para representar tanto homens como mulheres. (Gn 5:1-2)
5- Após a Queda Deus se dirigiu ao homem. (Gn 3:9)
6- Após a Queda, Deus reafirma o domínio do homem. “A mulher Ele declarou… Seu desejo será contra o seu marido, e ele te dominará. (Gn 3:16)
Uma Promessa de Salvação
Antonio Gilberto e Claudionor de Andrade4, no comentário do tópico 3, da Revista da Escola Bíblica Dominical, com o tema, Uma Promessa de Salvação, ensina que antes de pecar, eles tinham uma comunhão perfeita entre si e o Criador. Porém, após pecarem começaram os conflitos e começaram também a encobrir a maldade do seu coração.
Jim George5 descreve as consequências, tais como, a vergonha, o rompimento de comunhão com o Criador, e morte espiritual, discórdia entre o casal, por causa das acusações, não obstante, ainda quis culpar o Criador, quando disse: “foi a mulher que Tu me deste”, sofrimento, fadiga, dor e a inevitável morte física.
Mas, lá mesmo,no Jardim, Deus, antes de expulsá-los,por sua Graça iniciada lá no Jardim, disse a serpente: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15
Gilberto e Andrade, concluem com a primeira promessa de Redenção, que apesar de Adão e Eva rejeitarem o cuidado divino, dispensado a eles por Deus, mesmo assim, o Senhor Deus apresenta duplamente o Redentor, (1) proferindo a promessa de redenção, ( Gn. 3:15) e (2)sacrificando o animal para vesti-los.(Gn. 3:21). Substituindo, assim, aquele animal, pelo Cristo que é o Redentor de todos nós!
Conclusão:
“Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva”. (Ez 33: 11a)
” Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Is 9:6)
” Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)
O Senhor Deus não tem prazer na morte daqueles que não se arrependeram dos seus pecados, antes, Ele quer que todos se salvem, por isso, Ele enviou seu Único Filho, para vir a este mundo, falar do Seu Reino e morrer numa cruz, para que eu e voce, fossemos salvos da ira futura!
Então? Já recebeu Jesus como teu Senhor e Salvador da sua vida?
O convite do Senhor, ainda está valendo.
Ele te diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mt. 11:28,29)
Comente, pergunte, compartilhe, contribuindo para nosso aprendizado na Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Juntos, continuaremos a encorajar uns aos outros a permanecerem focados naquele que é o Autor e Consumador da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus em Cristo Jesus, abençoe a todos nós!
Referências:
- Gabriel Oliveira Porto – Homem, Pecado e Salvação ↩︎
- Eduardo Moura -https://jesuscristoemnos.org/artigos-vida-profunda-em-cristo/ ↩︎
- Claudionor de Andrade – Consultoria Doutrinária e Teológica da CPAD; Comentarista das Lições Bíblica de 2020/ A Raça Humana: Origem Queda e Redenção ↩︎
- Antonio Gilberto e Claudionor de Andrade – Consultoria Doutrinária e Teológica da CPAD; Comentarista das Lições Bíblica de 2017/A Obra da Salvação, Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida ↩︎
- Jim George – De Adão A Jesus 1ª Ed. 2012, Graça Artes Gráficas e Editora LTDA, Rio de Janeiro- RJ
↩︎