“1¹⁰ No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
¹¹ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
¹² Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
¹³ Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
¹⁴ Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
¹⁵ E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
¹⁶ Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
¹⁷ Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
¹⁸ Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
¹⁹ E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
²⁰ Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar“. (Ef 6:10-20)
Bíblia Sagrada
A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido no mundo, amado, mas também muito odiado, queimado, e alguns amantes e defensores da Bíblia Sagrada, também foram queimados vivos.
Harry Freedman 2, escritor britânico, especializado em história da religião, relata sobre John Wycliffe (1330-1384), Teólogo de profissão, assessor Parlamentar, no séc. XIV, condenado já morto, seu corpo foi exumado e queimado em 1487, odiado por defender que a Bíblia deveria estar disponível para todos, e as pessoas alfabetizadas.
Freedman, narra que “o século XVI foi, de longe, o período mais sangrento para os tradutores da Bíblia”. Porém, ainda existe países que não permitem o acesso do Livro Sagrado.
A Bíblia é confiável
“Independentemente do movimento fundamentalista americano, diversos grupos cristãos europeus defenderam a veracidade da Bíblia no decorrer do século XIX. Movimentos supra denominacionais destacaram a confiabilidade da Bíblia por mais de cem anos. Após a segunda guerra mundial, os fundamentalistas cristãos europeus e americanos se aproximaram e elaboraram documentos como “Declaração de Chicago” sobre a inerrância da Bíblia, que até hoje a base das “Declarações de Fé” de diversas missões e igrejas”.
Anne Graham Lotz3, conta da sua alegria, ao saber como Deus fala por meio desse antigo livro, a Bíblia Sagrada, a Santa Palavra de Deus e como ela transforma vidas. Para Anne, alguns ainda acham a Bíblia difícil de entender, e o que ela significa ou se aplica atualmente. Muitas pessoas que leem a Palavra de Deus creem nela; o que não acreditam é que ela seja aplicável ainda hoje. E é. Você vai encontrar informações efetivas no material introdutório, notas, tópicos, esboço, quadros e mapas.
A verdade não muda, “16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”; (2ª Timóteo 3: 16): Enquanto estudiosos da ciência, da tecnologia, da arqueologia e da teologia mudam constantemente suas descobertas e conclusões, a Palavra de Deus mantém-se inalterada, desde que foi escrita, há milhares de anos. Muitos questionamentos podem ser levantados quanto aos registros históricos encontrados na Bíblia, mas você vai ficar animada ao ler as explicações racionais para muitas perguntas. Naturalmente, haverá algumas coisas, os ministérios de Deus, para os quais não há resposta na nossa vida aqui. O desafio apresentado por este Ministério vai levar você adorar a Deus, cujos caminhos vão muito além e cujos pensamentos são muito mais altos que os nossos. “33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos”! (Romanos 11:33) e “9 Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55: 9). Peça a Deus para abrir os seus olhos e sua mente, para vê-lo de uma nova maneira e para que abra os seus ouvidos a fim de ouvir sua voz falando enquanto lê sua palavra. E deixe que a Bíblia te guie.
A Bíblia Sagrada, a Palavra viva e eficaz, que ilumina nossos passos e norteia nossa vida!
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Sl 11
Fontes
- https://www.bibliaonline.com.br/acf/ef/6 ↩︎
- Harry Freedman – A sangrenta história das traduções da Bíblia
Revista Chamada da Meia Noite, julho de 2003, nº 7, Ano 34, “No Nosso Campo Visual”
3.https://www.bbc.com/portuguese/geral-48403194 – BBC History Magazine – 27 maio 2019 ↩︎ - Anne Graham Lotz, Bíblia da Mulher, 2009, Sociedade Bíblica do Brasil ↩︎