Quando aconteceu a primeira guerra de Israel? Quem liderou?

A Paz do Senhor, queridos leitores abençoados. É um prazer compartilhar com vocês, um tema que eu aprecio muito, falo de Israel! É muito propício para o momento que estamos vivenciando, e aprender o que as Sagradas Escrituras nos ensinam. Deus é o Criador e que Ele trouxe tudo à existência, pela força do Seu Poder!

Moisés Lidera O Povo De Israel

Em Êxodo 171, o povo de Israel, param em Refidim, conforme, ordem do SENHOR, porém, não havia água para beber, e então, o povo começou a contender com Moisés, porque estavam com sede. Então Moisés foi ao Senhor, para saber o que fazer. O SENHOR, disse: Passa na frente do povo, e leva com você alguns dos anciãos de Israel; e com a vara que está na tua mão, “Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel”.

E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?

Primeira Batalha De Israel

2Foi em Refidim, a primeira batalha enfrentada pelo povo de Israel, liderada pelo jovem Josué, assim que Deus os tirou da escravidão no Egito. Deus coloca o seu povo para lutar, mas deixa bem claro que a vitória é conquistada pela intercessão ao Senhor dos Exércitos.

Por volta de 1440 a.C., quando Israel deixou de ser escravo no Egito, tornou-se uma nação peregrina. Em Números 33.1-14, registra que Refidim não foi o primeiro lugar que o povo acampou. Israel acampou primeiro em Sucote, em Etã, em Pi-Hairote, atravessaram o mar, acampando no deserto de Mara, em Elim, no deserto de Sim, em Dofca, em Alus, e só então chegaram em Refidim.

Após toda essa peregrinação, estavam bem próximos de chegar ao Monte Sinai, onde iriam receber as tábuas da Lei. Tudo isso ocorreu em apenas três meses.

Os amalequitas, descendentes de Esaú, eliminaram, covardemente os israelitas, os últimos da fila, como está registrado em Deuteronômio 25.17-18: Lembrem-se do que os amalequitas lhes fizeram no caminho, quando vocês saíram do Egito. Quando vocês estavam cansados e exaustos, eles se encontraram com vocês no caminho e eliminaram todos os que ficaram para trás; não tiveram temor de Deus. Quando o Senhor, o seu Deus, der a vocês o descanso de todos os inimigos ao seu redor na terra que ele lhes dá para dela tomar posse como herança, vocês farão que os amalequitas sejam esquecidos debaixo do céu. Não se esqueçam!”.

Moisés, quando fica sabendo, pede a Josué para escolher os melhores homens de guerra, para no dia seguinte pelejar contra Amaleque. O povo não tinha armas sofisticadas, apenas instrumentos de arado. Mesmo assim, Josué aceitou o desafio e formou o primeiro exército de Israel, preparando-os para a primeira batalha contra os traiçoeiros e covardes amalequitas. No outro dia, estava Moisés, com a vara de Deus, no alto do outeiro, com Arão e Hur, para que eles o ajudassem a permanecer com os braços erguidos, porque Israel só vencia quando Moisés estava com os braços erguidos, quando os braços estavam para baixo, os amalequitas venciam. Assim Josué derrotou os amalequitas e o seu povo, ao fio de espada.

Então o SENHOR ordenou a Moisés, para registrar essa vitória, “para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus. E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O SENHOR É MINHA BANDEIRA”. Êxodo 17:8-15.

Conclusão

E assim Israel vence a primeira de muitas batalhas. Deus coloca o seu povo para lutar, mas deixa bem claro que a vitória é conquistada pela intercessão ao Senhor dos Exércitos. Como está escrito: “Se não fora o Senhor, que esteve ao nosso lado, ora diga Israel”; Sl 124:1

Figura3

Referências:

  1. <https://www.bibliaonline.com.br/acf/ex/17>26fev ↩︎
  2. <https://bibliapalavraviva.blogspot.com/2018/02/a-batalha-de-refidim.html>Robésio Machado
    Formação: Matemática, Bacharel em Teologia. Cursos: Matemática Financeira, Jurisprudência do Direito, Código de Defesa do Consumidor. Atividades: Planilha Excel Avançado, Banco de Dados Access, Programação em Visual Basic.
    26fev2024 ↩︎
  3. <https://br.pinterest.com/> ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima